Situada no litoral maranhense, a cidade de São Luís traz consigo influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos. Trazendo consigo ainda, uma diversidade intrínseca aos seus costumes, seja em ritmos e sabores, a cidade possui reflexos da mistura cultural dos povos formadores de sua identidade.
A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.
Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal - de influência espanhola - que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.
Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor de crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.
Outro bem patrimonial histórico é revelado através de seus casarões e fachadas azulejares, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.
Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.
Centro Histórico: A cidade de São Luís conservou a inigualável beleza do Centro Histórico com suas praças, becos, museus, escadas, monumentos e uma grande quantidade de edifícios que foram erguidos entre os séculos XVIII e XIX. O esplendor das suas construções se deve à influência portuguesa, que deixou seu legado nas belas igrejas, casarões e edifícios, alguns revestidos com azulejos, o que permite um maior isolamento nas construções devido à umidade que é muito alta na região, já que está muito perto do Equador. Devido à sua preciosidade lhe foi outorgado o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Bumba-meu-boi: O bumba meu boi traduz um dos principais traços da identidade do povo maranhense e dá o tom da festança junina no estado. A tradição popular constitui um complexo cultural que compreende uma variedade de estilos e multiplicidade de grupos, divididos em sotaques: matraca, zabumba, orquestra, costa-de-mão e baixada.
Cada especificidades que se manifestam nos ritmos das músicas, na escolha dos instrumentos, nas indumentárias, nos personagens e nos passos e evolução da dança, que podem formar círculo, semicírculo ou fileiras simétricas.
Convento das Mercês: Inaugurado em 1645 pelo padre Antônio Vieira, seu objetivo era que funcionasse como um convento. Posteriormente, em 1905, foi comprado pelo governo para abrigar a estação de bombeiros e o quartel da polícia militar. Hoje em dia, funciona como a sede da Fundação da Memória Republicana, um museu que reúne informação bibliográfica e audiovisual acerca do ex- presidente José Sarney e sua trajetória política.
Fonte do Ribeirão: Essa fonte foi construída em 1796 e conta com elementos religiosos em sua decoração e é uma clara mostra da arquitetura da época colonial em São Luís. A fonte possui túneis subterrâneos que funcionavam como passagens entre as igrejas e as cidades.
Igreja da Sé (Catedral): Está localizada no Centro Histórico e é famosa pela beleza de seu maior retábulo, todo revestido em ouro, e é um dos monumentos históricos mais importantes e antigos de São Luís. Foi construída em 1626, como uma homenagem à "Nossa Senhora da Vitória", padroeira dos portugueses na batalha de Guaxenduba.
Lagoa da Jansen: Essa belíssima lagoa localiza-se no bairro Ponta d'Areia. Em seu entorno foi criado um parque ecológico que conta com espaços para a prática de esportes como a caminhada e o ciclismo, ademais de uma extensa área de restaurantes. Visite essa fantástica lagoa e admire uma incrível vista panorâmica da área
Palácio dos Leões: Inicialmente era um forte construído pelos franceses em 1612. Com a chegada dos portugueses o lugar se converteu em um palácio. Hoje em dia funciona como a sede do governo do Estado do Maranhão.